Quatro motivos para você não criar um site grátis
Com certeza, você já ouviu a expressão “não existe almoço grátis”. Em outras palavras, isso significa que, se você quer usufruir de um serviço ou possuir um produto, vai ter de desembolsar algum dinheiro por isso, seja o suco, a sobremesa ou a entrada.
Seguindo a lógica do mercado, é natural que os melhores serviços cobrem preços mais altos, enquanto outros, menos sofisticados, sejam mais acessíveis. No entanto, nos deparamos, também, com anúncios de construtores gratuitos de sites profissionais. Aqui, um ditado popular poderia evitar muitas empresas de apostar nesses serviços: "quando a esmola é demais, o santo desconfia".
Construir um site grátis seria, mais ou menos, como fazer um castelo de areia: pode até ser fácil e rápido, mas não dura por muito tempo, não é sustentável. E, quando se trata de um site empresarial, o barato pode sair mais caro ainda.
Um detalhe muito importante: ELE NUNCA SERÁ SEU! Você não consegue transferir ele para outro provedor e ele só ficará no ar enquanto você paga a mensalidade. Ou seja, na verdade, você paga um aluguel que, no final das contas, pode ficar mais caro do contratar uma empresa para desenvolvê-lo.
Então, veja, abaixo, quais são os motivos para você não criar um site grátis para o seu negócio:
1. Há limitações na hora de personalizar o design
Por mais que os construtores ofereçam centenas de modelos prontos, muito provavelmente o site da sua empresa vai ter a mesma "cara" de outros sites que criaram suas páginas no mesmo construtor gratuito. Como resultado, sua empresa acaba ficando sem uma identidade visual própria, dando a impressão de amadorismo aos visitantes.
2. Não são muito amigáveis com SEO
De acordo com estudo da empresa de marketing Edelman Trust Barometer, a busca orgânica é responsável por levar, em média, cerca de 35% do volume de tráfego em sites comerciais brasileiros. Sabendo disso, na hora de construir um site é preciso ficar atento a uma série de práticas amigáveis com SEO.
No entanto, os construtores gratuitos dificultam esse trabalho. Em primeiro lugar, porque a ferramenta não ajuda na hora de deixar o código limpo e nem de determinar palavras-chave nos títulos, descrições, H1 e H2.
3. As métricas são imprecisas
O problema dos sites gratuitos se estende, também, para as análises de métricas e indicadores. Uma vez que o site está dentro da plataforma do construtor, que usa tecnologias de script mais antigas, os dados fornecidos de tráfego e desempenho do site sempre são imprecisos.
Sem informações nas mãos, você fica sem saber o que precisa melhorar no site da sua empresa. Mais um ponto negativo.
4. Falta de suporte
No começo, parece que tudo está bem, até que, aos poucos, os problemas citados acima começam a aparecer. Nesse momento, não há ninguém a quem recorrer.
Por mais que os construtores gratuitos ofereçam dicas para solucionar algumas questões, não é um atendimento personalizado. Tudo é bem genérico e superficial, ou seja, nada que resolva, de fato, os seus problemas.
E ainda nem falamos caso haja a necessidade de se fazer a integração com um banco de dados. Mas aí é assunto para um novo post!